DESASSISTIDAS DE GORDURA
A Espanha conquistou a simpatia de mulheres do mundo ao inteiro na semana que passou. Tudo porque proibiu que modelos com IMC abaixo de 18 participassem da Semana de Moda daquele país.Uma iniciativa há muito esperada e que merece ser copiada mundo afora.
Muita gente questiona por que as modelos têm que ser tão magras. Os estilistas dizem que é porque são melhores cabides, já que a roupa cai melhor num esqueleto, quer dizer, numa mulher esquelética, quer dizer, numa mulher esguia.
Partindo desse princípio, acreditamos que as roupas então não servem para vestir ninguém além de modelos, já que são feitas para elas. E aí vem a pergunta: quem financia a indústria da moda, as modelos ou o consumidor comum?
Como a resposta é óbvia, a contradição é ainda maior, já que é um tanto quanto simples fazer o seguinte raciocínio: se a roupa vestirá A, então ela deve ser desenhada e cair bem em A. Se a roupa é feita para cair bem em B, mas A, usará, imaginamos que algo sairá errado no caminho.
Ok, não somos entendidas em moda, mas essa imposição de uma imagem perfeita (e desde quando magreza é sinônimo de perfeição?) acaba gerando angústia e sentimentos de baixa estima em muitas mulheres, crueldade maior quando pensamos nas adolescentes expostas a esse padrão.
Podemos dizer que se intimida com uma foto quem quer, mas o objetivo da publicidade não é criar identificação do produto com seu consumidor?
Muita gente questiona por que as modelos têm que ser tão magras. Os estilistas dizem que é porque são melhores cabides, já que a roupa cai melhor num esqueleto, quer dizer, numa mulher esquelética, quer dizer, numa mulher esguia.
Partindo desse princípio, acreditamos que as roupas então não servem para vestir ninguém além de modelos, já que são feitas para elas. E aí vem a pergunta: quem financia a indústria da moda, as modelos ou o consumidor comum?
Como a resposta é óbvia, a contradição é ainda maior, já que é um tanto quanto simples fazer o seguinte raciocínio: se a roupa vestirá A, então ela deve ser desenhada e cair bem em A. Se a roupa é feita para cair bem em B, mas A, usará, imaginamos que algo sairá errado no caminho.
Ok, não somos entendidas em moda, mas essa imposição de uma imagem perfeita (e desde quando magreza é sinônimo de perfeição?) acaba gerando angústia e sentimentos de baixa estima em muitas mulheres, crueldade maior quando pensamos nas adolescentes expostas a esse padrão.
Podemos dizer que se intimida com uma foto quem quer, mas o objetivo da publicidade não é criar identificação do produto com seu consumidor?
posted by: D.E.S.A.S.S.I.S.T.I.D.A.S
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quinta-feira, setembro 21, 2006
at 08:35
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